Sistema de Conselhos lança documento para orientar a atuação da Fonoaudiologia na Educação

No mês que comemoramos o ‘Dia do Professor’, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia aproveita a temática e lança o documento: ‘Fonoaudiologia na Educação’. Trata-se de uma publicação que tem como foco as contribuições e diversas possibilidades de ações do fonoaudiólogo no cenário educacional.

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De acordo com a presidente da Comissão de Educação do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Monica Petit Madrid, os conhecimentos adquiridos na formação do fonoaudiólogo relacionados à comunicação humana, “Possibilitam ao profissional contribuir para os múltiplos aspectos envolvidos no processo de escolarização de crianças, jovens e adultos”, afirma.

Além disso, a conselheira ressalta que este documento amplia as possibilidades de articulação entre a Fonoaudiologia e a Educação, e destaca: “Respeitando os limites de atuação, temos como objetivo de nosso trabalho apoiar o desenvolvimento de estratégias que promovam saúde, oportunidades de aprendizagem e cidadania.” A fonoaudióloga ainda complementa, “Contribuir para a formação de sujeitos autônomos, que exerçam os seus direitos e deveres por meio do diálogo, com atitude pluralista, crítica e democrática, é papel de todos nós”, conclui.

O material foi elaborado por todo o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e contou com vários colaboradores. Está disponível para consulta e download através do site do CFFa. O desafio é dar ampla divulgação para que as informações cheguem ao público alvo: fonoaudiólogos, gestores, profissionais da educação e de áreas afins.

 

Suzana Campos