Áreas de Atuação

Muito ampla e uma das primeiras áreas a ser reconhecida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), o audiologista, fonoaudiólogo especialista em Audiologia, atua na recuperação de diversos distúrbios auditivos, proprocioando desde terapias até à adaptação de aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), os conhecidos aparelhos auditivos, para aqueles que perderam parcialmente a audição. Uma outra vertente da área, reabilita pessoas com problemas relacionados à equilibrio e zumbido, grandes causadores de procura a profissionais da saúde. Através de terapias, o fonaoudiólogos proporciona ao indivíduo com distúrbios relacionados ao sentido da audição e do equilíbrio melhor qualidade de vida.  

A atuação do fonoaudiólogo, nesta área, se faz presente na avaliação, diagnóstico e tratamento (habilitação/reabilitação) dos distúrbios da deglutição com intervenção precisa e direcionada em situações especificamente funcionais. O profissional ainda gerencia mecanismos de prevenção dos distúrbios da deglutição dirigidos à população nos diferentes ciclos de vida.

 

O fonoaudiólogo, no âmbito educacional, compõe a equipe escolar a fim de realizar avaliação e diagnóstico institucional em situações de ensino e aprendizagem relacionada à comunicação. O profissional participa do planejamento educacional na elaboração, acompanhamento e execução de projetos, programas e ações que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos, visando à otimização do processo de ensino e aprendizagem.

No âmbito hospitalar, o fonoaudiólogo atua em qualquer situação que envolva aspectos fonoaudiológicos, estando apto a realizar, por exemplo, triagem, avaliação, diagnóstico, prognóstico, terapia, gerenciamento, encaminhamento e orientações dos aspectos da comunicação humana, deglutição, equilíbrio e outros procedimentos de competência do fonoaudiólogo, de acordo com a doença-base do paciente hospitalizado.

 

O fonoaudiólogo é responsável pela avaliação, diagnóstico e habilitação e reabilitação em pacientes com alterações neurofuncionais, além de prestar assessoria e consultoria Fonoaudiológica. O profissional ainda promove ações educativas, preventivas e de inclusão social e educacional da pessoa com alteração Neurofuncional.

O trabalho do fonoaudiólogo nessa área visa integrar a equipe de saúde e medicina do trabalho e estuda as condições de segurança, insalubridade e periculosidade da empresa. Participa de campanhas educativas, palestras e ações de conscientização dos trabalhadores e elabora estratégias de promoção e proteção em saúde, bem como indicar e selecionar equipamentos de proteção individual. Trata e previne funcionalmente trabalhadores com doenças relacionadas à fonoaudiologia. Elabora, implanta, executa, coordena e gerencia os programas de prevenção: PCA (Programa de Conservação da Audição), PCV (Programa de Conservação Vocal), PPR (Programa de Prevenção Respiratória) e Programa de Qualidade de Vida.

O fonoaudiólogo que atua na área da fluência, trabalha distúrbios e dificuldades que comprometam a compreensão verbal da comunicação. A disfluência mais conhecida nesta área é a gagueira, no entanto, qualquer disfluência pode ser aprimorada e trabalhada com apoio do fonoaudiólogo especialista em fluência.

A Gerontologia trata da saúde do idoso e para beneficiar e melhorar a sua qualidade de vida o fonoaudiólogo atua de forma interdisciplinar e transdisciplinar. O profissional realiza avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção das patologias ligadas à fonoaudiologia e orienta quanto aos fatores de risco para a saúde do idoso. Ações voltadas à assessoria e consultoria Fonoaudiológica também são realizadas pelo profissional da área bem como a prevenção, avaliação, diagnóstico e reabilitação ligadas à deglutição, comunicação, audição, equilíbrio, voz, funções e praxias orofaciais. O fonoaudiólogo também realiza encaminhamento para seleção e adaptação de AASI (aparelho de amplificação sonora individual).

O fonoaudiólogo atua no processo de desenvolvimento da comunicação oral e escrita desde a infância à vida adulta auxiliando no tratamento de pessoas com dificuldade de comunicação (expressão e compreensão) que interferem na sua integração social e profissional.

 

Nessa área, o fonoaudiólogo atua na prevenção de alterações da região da face e pescoço além das funções de sucção, mastigação, deglutição e respiração. O profissional também presta atendimento para tratamento de disfunções miofuncionais de origem estrutural, funcional, mecânica ou neurogênica; e em casos de perícia judicial, triagem neonatal com o “teste da linguinha”; e assessoria e consultoria em amamentação e estética facial.

O trabalho do fonoaudiólogo, nessa área, busca avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios de indivíduos com queixas relacionadas à comunicação e cognição. O profissional desenvolve ações voltadas à assessoria Fonoaudiológica, participa de projetos e programas que envolvam a comunicação e cognição bem como promove e participa de ações educativas voltadas a prevenção de distúrbios da comunicação e cognição.

Nesta área, o fonoaudiólogo pode exercer assistência técnica, perícia de quaisquer fins como trabalhista ou forense, por exemplo, ou ainda auditoria em qualquer situação que envolvam aspectos da Fonoaudiologia.

O profissional da Fonoaudiologia atua na sistematização de estudos e reflexões em discussões de propostas ao sistema de saúde no Brasil. Busca promover a saúde em desempenho interdisciplinar intersetorial em todas as fases e níveis de atenção ao bem-estar da população. O fonoaudiólogo também trabalha para a manutenção nos níveis de prevenção primária, secundária e terciária; e se faz presente em todos os segmentos da saúde seja de baixa, média ou alta complexidade.

O trabalho do fonoaudiólogo nessa área é direcionado à avaliação, diagnóstico e reabilitação das desordens vocais e aperfeiçoamento estético da comunicação e expressividade da voz. Do mesmo modo, o profissional atua a fim de atender demandas de prevenção de patologias vocais, perícia vocal em requerimentos judiciais, assessoria, consultoria e condicionamento vocal a empresas e profissionais da voz.