Lei que proíbe uso de celulares nas escolas é sancionada: impacto positivo na linguagem infantil
Na última segunda-feira (13) foi sancionada a Lei nº 15.100/2025 que proíbe o uso de celulares nas escolas durante o período de aulas. A medida busca promover maior concentração e engajamento dos alunos nas atividades escolares, mas essa decisão pode repercutir em outros benefícios na saúde e no desenvolvimento infantil.
Nos últimos anos, fonoaudiólogos em todo o Brasil têm observado um aumento significativo nas alterações de linguagem em crianças que, muitas vezes, podem estar associadas ao uso excessivo de telas. O abuso de dispositivos eletrônicos, especialmente sem mediação adequada, tem sido relacionado a atrasos no desenvolvimento infantil, empobrecimento da interação social e dificuldades na compreensão e expressão verbal.
A proibição dos celulares nas escolas pode abrir espaço para práticas educativas que estimulem o diálogo, a leitura e a interação entre alunos e professores. Além disso, é uma oportunidade para refletir sobre a necessidade de ações conjuntas entre escolas, famílias e profissionais da saúde para orientar o uso consciente das telas e priorizar o desenvolvimento saudável das crianças.