Instrumento de triagem auditiva será implantado em escolas públicas de Belo Horizonte

Em outubro de 2018, o Crefono 6 lançou no XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia a cartilha “Saúde Auditiva no Ambiente Escola”. A cartilha teve organização e autoria do Crefono 6, das Secretarias de Estado de Saúde e de Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), esta última autora também do Instrumento de Triagem Auditiva Infantil (ITAI) que compõe a cartilha.

De outubro do ano passado até maio deste ano, o material foi divulgado em diversos meios, incluindo videoconferências do UaiTecLab, um projeto de educação continuada integrada à distancia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas.

Nesta terça-feira (14), representado pelo presidente Raimundo Neto, o Crefono 6 participou de uma reunião com o grupo de Trabalho Intersetorial Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) de Belo Horizonte (MG). Na reunião, com a presença de representantes do Nível Central da Educação, da Saúde e de outras políticas públicas do município, o grupo determinou a adoção do ITAI em toda a Rede Municipal de Educação da capital mineira. De acordo com o presidente Raimundo Neto, todas as escolas da rede pública de Belo Horizonte adotarão o ITAI, o que possibilitará ações intersetoriais importantes para a educação e para a saúde como a ampliação do PSE. ⠀

Outras cidades mineiras apresentaram interesse em adotar o instrumento de triagem em suas escolas. a discutir a implantação será Betim, situada na região metropolitana.

A cartilha pode ser consultada aqui.

Divulgação na UNDIME

Dos dias 11 a 14 de junho, acontecerá em Belo Horizonte o 26º Congresso da UNDIME. A UNDIME é a União Nacional dos Dirigentes da Educação de Minas Gerais e é composta por todos os gestores da educação estadual.

O evento contará com mais de 600 pessoas e, para aproveitar esta oportunidade, o Crefono 6 divulgará nas pastas dos participantes as cartilhas Saúde Auditiva no Ambiente Escolar e Fonoaudiologia na Educação, esta última de autoria do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia.

Além da divulgação do material, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), o Crefono 6 fará uma palestra sobre a temática durante o evento. Comporão a mesa de apresentação, representantes do Crefono 6, da SESMG e da UFMG.