Falsa Fonoaudióloga é detida em Extrema por exercício ilegal da profissão

Em uma operação realizada na cidade de Extrema, no sul de Minas Gerais, uma mulher foi detida por se passar por fonoaudióloga e realizar exames audiológicos em uma empresa local. Identificada como Sara Rodrigues, a acusada utilizava documentação falsificada, nunca emitida em seu nome por nenhum dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia do país.
 
Rodrigues foi flagrada exercendo ilegalmente a profissão ao usar indevidamente o número de registro de uma fonoaudióloga legalmente registrada, configurando crimes de exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica. O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região (Crefono 6) informa que os exames conduzidos por Rodrigues não possuem validade legal, uma vez que foram realizados por uma pessoa não qualificada na área da Fonoaudiologia.
 
O Crefono 6 também esclarece que, para atuar legalmente como fonoaudióloga, é necessário não apenas concluir o curso de bacharelado em Fonoaudiologia, mas também estar inscrito em um dos nove Conselhos Regionais de Fonoaudiologia do país. A verificação da legalidade de um fonoaudiólogo pode ser feita através do Atendimento Online, acessando a Consulta de Cadastro para visualizar a lista de profissionais inscritos e seus números de registro.
 
O Conselho enfatiza a importância da população estar atenta e denunciar qualquer suspeita de exercício ilegal da profissão. No caso de Minas Gerais ou Espírito Santo, denúncias podem ser feitas anonimamente ao Crefono 6 por meio de um formulário online disponibilizado pelo conselho.