Diretoria do Crefono 6 visita o Espírito Santo no primeiro CAV do estado

Nosso primeiro Crefono Até Você (CAV) no Espírito Santo foi repleto de ações. As diretoras Joana Penayo (vice-presidente) e Rafaela Gorza (diretora tesoureira) estiveram presentes nos dias 1º, 2 e 3 de junho em Vitória e Vila Velha.
 
A ação contou com reuniões com plano de saúde local, Unimed, Conselho Regional de Medicina (CRMES) e com o Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo (CREFES). Todas as reuniões partiram de demandas trazidas ao Crefono 6 pelos fonoaudiólogos locais por intermédio da Comissão de Orientação e Ficalização, da qual a diretora Rafaela Gorza também é presidente.
 
As representes da diretoria e os conselheiros locais Raí Santiago, Paula Mello e Tamiris Akbart participaram ainda de ações diretas com os fonoaudiólogos, como as oficinas de prontuário e do diagrama IDDSI, esta última em parceria com a Nestlé. Essas mesmas atividades, que vem sendo realizadas em Belo Horizonte, a partir desta visita ao Espírito Santo, tornam-se oficialmente itinerantes.
 
Fechando o CAV, o Crefono 6 ofereceu aos fonoaudiólogos o treinamento de suporte básico de vida, uma medida que visa atender à Resolução CFFa nº664, que determina como obrigatório o treinamento a quem realiza atendimento domiciliar, e que o órgão vem promovendo  a fim de capacitar gratuitamente o maior número de profissionais.
 
Além dos encontros listados acima, os representantes do Crefono 6 ainda realizaram palestras aos estudantes de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Espírito Santo como forma de iniciar as orientações ainda na graduação.
 
Dea cordo com as diretoras que participaram da ação é objetvo do 9º Colegiado realizar ainda mais encontros como este no estado do Espírito Santo, além de fiscalizações que possam garantir a Fonoaudiologia de qualidade à população, tendo a autonomia profisisonal resguardada.