Crefono até você em Montes Claros promove orientação aos profissionais da região e visita primeiro hospice de Minas Gerais

O Crefono até você é um novo projeto do Regional que tem objetivo visitar cidades fora das regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e de Vitória (ES), levando orientação e promovendo reuniões com os inscritos das localidades.

Em sua primeira edição, a cidade escolhida foi Montes Claros que conta com cerca de 120 fonoaudiólogos inscritos em sua microrregião e possui a única faculdade de Fonoaudiologia do norte de Minas, a Funorte.

A cidade recebeu as conselheiras Isabella Bicalho e Rafaela Gorza, presidente e diretora tesoureira, respectivamente. Rafaela é também presidente da comissão de orientação e fiscalização (COF) e pode dar início a um projeto da comissão durante o evento. De acordo com Rafaela, o 9º Colegiado entende que orientar os fonoaudiólogos quanto aos prontuários produzidos em cada atendimento é uma ação que visa não apenas o resguardo legal do fonoaudiólogo, mas também a transparência para com o paciente atendido: “Entendemos que o prontuário é o documento mais importante produzido em um atendimento, onde podemos deixar nossas condutas esclarecidas e assim promover um atendimento mais transparente ao paciente, seus familiares e equipe”.

A primeira parte do encontro foi marcada por uma palestra sobre mercado de trabalho, inicialmente exclusiva aos estudantes de Fonoaudiologia da Funorte, mas que contou também com a participação de profissionais já inscritos, sendo conduzida pela presidente Isabella. No segundo momento, teve então início a oficina de prontuário que foi conduzida pela conselheira Rafaela. Além disso, os participantes usaram o espaço para tirar dúvidas com as representantes do órgão.

Segundo a presidente Isabella Bicalho, a escolha da cidade de Montes Claros teve como um dos critérios as respostas apresentadas no Mapeamento da Fonoaudiologia na Região, uma pesquisa que o 9º Colegiado realizou neste ano e que terá seus resultados apresentados em breve.

Rennan Reis de Paula (CRFa 6-7147), coordenador do curso de Fonoaudiologia da Funorte, ressaltou a importância do projeto Crefono até você que, nas palavras dele, leva formação ética profissional aos presentes que é o papel do órgão fiscalizador. Rennan ainda ressaltou a importância do evento ocorrer dentro da faculdade, possibilitando a aproximação do Conselho com os futuros inscritos e a formação ética dos alunos que estão próximos a se inserirem no mercado de trabalho: “Nós do norte de minas só ganhamos com a presença do conselho neste evento. Nós temos dois grupos de profissionais que, embora não legalmente por não ter um sindicato, estamos nos movimentando para buscar junto a gestores valorização, melhores condições de trabalho e honorários mais justos. As orientações que recebemos ontem das conselheiras solidificaram nossas bandeiras”.

O Crefono até você contou com 71 presentes, entre fonoaudiólogos inscritos e estudantes de Fonoaudiologia da Funorte, e aconteceu em auditório gentilmente cedido pela faculdade, a quem a diretoria do 9º Colegiado agradece na pessoa do fonoaudiólogo Rennan Reis de Paula.

Crefono 6 visita primeiro hospice de Minas Gerais

Em agosto, Montes Claros inaugurou o primeiro Centro de Cuidados Paliativos – ou hospice –  de Minas Gerais e as representantes do Crefono 6 fizeram uma visita ao local para conhecer o espaço e articular a inserção da Fonoaudiologia. O hospice, embora tenha tido sua estrutura inaugurada em agosto, iniciará o recebimento de internos janeiro de 2023.

No espaço, já está em funcionamento a Associação Presente que recebe os pacientes em cuidados paliativos durante o dia. Tanto a associação quanto o hospice são filantrópicos e não possuem serviço de Fonoaudiologia.

As representantes do Crefono 6, em reunião com a gerente do espaço Lêda Braga,  apresentaram os benefícios à qualidade dos pacientes em cuidados paliativos que a Fonoaudiologia pode oferecer e reforçou sua importância. Segundo relatou as conselheiras, Lêda informou já haver tentado inserir o serviço de Fonoaudiologia, mas sem sucesso. O Crefono 6 se disponibilizou a apoiar e fez a proposta à Faculdade Funorte, cuja coordenação do professor Rennan de Paula se mostrou interessada em iniciar as negociações.

O Crefono até você está fechando mais uma visita para 2022 e em 2023 terá uma ampla agenda a ser cumprida. Em breve, novas datas serão informadas.