Crefono Até Você em Governador Valadares leva treinamento de Suporte Básico de Vida aos inscritos

A 2º Edição do Crefono Até Você, projeto do Regional que visa aproximação com os inscritos de cidades no interior dos estados da jurisdição, aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro em Governador Valadares no Vale do Rio Doce em Minas Gerais. Assim como a cidade anterior que recebeu o projeto, Montes Claros, a escolha por Governador Valadares se deu em função das demandas trazidas pelos fonoaudiólogos locais no mapeamento da Fonoaudiologia na 6ª Região – questionário aplicado pelo órgão no primeiro semestre deste ano.

Em Governador Valadares, além da Oficina de Prontuário que integra o projeto como atividade fixa, os fonoaudiólogos inscritos tiveram a oportunidade de participar de um treinamento de suporte básico de vida realizado pelo Tenente Ailton Alves da Silva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais que foi parceiro nesse Crefono Até Você.

O treinamento, conforme a Resolução CFFa nº 644/2021, é obrigatório a todos os fonoaudiólogos que realizam atendimento domiciliar, mas para as conselheiras Joana Penayo, vice-presidente, e Thaís Moura, diretora secretária, que ficaram à frente desta visita na cidade mineira, um treinamento como esse é importante a qualquer cidadão, independente de sua formação: “Saber prestar o suporte básico de vida a uma pessoa é fundamental não apenas aos profissionais da saúde, mas a qualquer indivíduo. O Crefono 6 está buscando parcerias para oferecer este treinamento em outras localidades”, ressalta, Joana Penayo.

Além da oficina e do treinamento, as conselheiras, juntamente com a conselheira local Luciana Silveira, também visitaram o Centro de Apoio ao Deficiente Físico (CEDEF) , a fim de avaliar uma demanda recebida por fonoaudiólogos da localidade. As representantes do Conselho foram recebidas pela coordenadora Erika Guerrieri e pela fonoaudióloga Neilice Barbalhoe (CRFa 6-2538). O objetivo da reunião foi avaliar a demanda reprimida do serviço de Fonoaudiologia para que então proposições para sanar o problema possam ser levadas aos gestores de saúde e discutidas.

Proximidade com as Instituições de Ensino Superior

Assim como na 1ª Edição do Crefono Até Você, na 2ª Edição, o Regional teve o apoio de uma Instituição de Ensino Superior (IES) local, a Univale, cujo curso de Fonoaudiologia é o mais recente da jurisdição.

O Crefono 6 foi convidado a realizar uma palestra orientativa durante o 3º Simpósio de Fonoaudiologia da Univale que ocorre de 28 a 30 de novembro. A diretora secretária Thaís Moura que também preside a comissão de ética do Regional, fará uma palestra sobre normativas relacionadas à Fonoaudiologia e inclusão. Para a conselheira, a inserção do Crefono 6 em eventos de grande importância para a comunidade acadêmica é de extrema importância: “O Crefono 6 sempre foi um Regional que apoiou as Instituições de Ensino Superior e sempre viu os estudantes de Fonoaudiologia como futuros profissionais. É por isso que neste colegiado, como nos anteriores, estamos trabalhando para manter esta proximidade e este apoio aos cursos de Fonoaudiologia em nossa jurisdição”, explica Thais Moura.

A comissão de Ensino do 9º Colegiado, presidida pela conselheira Luciana Silveira, realizou um Censo do ensino da Fonoaudiologia na Região para mapear as dificuldades e desafios enfrentados na jurisdição e, a partir destes resultados, trabalhará em conjunto com as IES. Leia aqui matéria completa sobre o Censo.