Crefono 6 realiza censo para analisar o ensino da Fonoaudiologia na 6ª Região

A comissão de ensino do 9º Colegiado do Crefono 6 realizou no mês de setembro um censo para analisar e mapear o ensino da Fonoaudiologia na 6ª Região. Foi enviado a todas as Instituições de Ensino Superior (IES) com graduação em Fonoaudiologia um questionário com a finalidade de melhor entender como ocorre a formação dos profissionais.

Após reposta e análise, a comissão de ensino, presidida pela conselheira Luciana Silveira, realizou reunião remota com representantes dos sete cursos de Fonoaudiologia do Regional para apresentação dos resultados do censo.

Para Luciana, o censo foi necessário para que o Conselho pudesse entender melhor como é a realidade do ensino na 6ª Região: “Com o censo, nós pudemos compreender melhor as dificuldades e necessidades das IES e também realidade dos alunos”. Além da atualização e do mapeamento, também era desejo da comissão avaliar o êxodo dos acadêmicos após a metade do curso de Fonoaudiologia, principalmente nas IES privadas.

Como fruto do censo e após reunião com coordenadores de curso, a comissão de ensino iniciará duas frentes de atuação. A primeira visa ampliar a busca pela graduação de Fonoaudiologia com o apoio de divulgação e promoção da profissão por parte do Regional e a segunda, ampliar a aproximação dos acadêmicos com o Crefono 6 por meio de maior inserção do Conselho em ações e eventos das IES.

A reunião e apresentação oficial do censo foi realizada no último sábado (08) e contou com a participação dos membros da comissão de ensino, da presidente do Crefono 6, Isabella Bicalho e dos sete coordenadores dos cursos de Fonoaudiologia: Rennan Reis (coordenador Funorte), Luciana Silveira (coordenadora Univale), Denise Oliveira (coordenadora Unicerp), Rafaela Lopez (coordenadora UVV), Michelle Guimarães (sub-coordenadora UFES), Laélia Cristina Vicente (coordenadora UFMG) e Luciana Lemos (coordenadora PUC Minas).

Você pode acompanhar alguns gráficos do censo clicando aqui.