CAV de Vitória aponta desafios na assistência fonoaudiólogica prestado à população

Nos dias 11 e 12 de julho, os conselheiros Raí Santiago, Paula Mello e Carolina Anhoque – representantes do Espírito Santo – e as diretora Joana Penayo e Rafaela Gorza estiveram em Vitória (ES) para a realização do Crefono Até Você. Os formandos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) foram os primeiros a receber a visita da comitiva do Crefono 6 e tiveram a oportunidade de participar de uma palestra institucional enriquecedora. Essas palestras realizadas pelo Crefono 6 a formandos, visam preparar os futuros profissionais para diversas situações profissionais e reforçar a importância do bom atendimento a ser prestado.

Como ocorre em outras visitas do CAV, a comitiva do Crefono 6 realizou ações fiscalizatórias de rotina e reuniões institucionais para averiguação de demandas e possíveis soluções para que o serviço de Fonoaudiologia seja prestado de maneira satisfatória à população e cuidando para que a autonomia profissional seja respeitada, no âmbito da saúde pública ou da suplementar.

Em um dos hospitais a receber a visita, o Crefono 6 foi impedido de exercer sua função fiscalizatória garantida pela Lei Nº 6.965 de 1981, necessitando realizar boletim de ocorrência junto à polícia militar do município de Serra, região metropolitana de Vitória. De acordo com as diretoras conselheiras, a visita ao hospital estava no planejamento de fiscalização da Comissão de Orientação e Fiscalização uma vez que se tratava de averiguação de denúncia. As medidas cabíveis serão adotadas pelo Crefono 6.

Já o Hospital Dório Silva da rede SUS em Vitória, recebeu à comitiva do Crefono 6 para uma conversa. Os conselheiros orientaram quanto às questões relativas às legislações fonoaudiológicas, incluindo melhorias no registro de prontuários que no local ainda é realizado de maneira física. No hospital, os conselheiros realizaram reunião com equipe de fonoaudiólogos local que puderam apresentar desafios, mas também avanços na assistência fonoaudiólogica prestada.

Oficina de Prontuário e Treinamento de Suporte Básico de Vida

Neste CAV, o Crefono 6 levou até Vitória a já tradicional Oficina de Prontuário e Relatório, realizada com o objetivo de orientar os profissionais locais e o Treinamento de Suporte Básico de Vida, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da cidade.

O Treinamento de Suporte Básico de Vida é item obrigatório a fonoaudiólogos que realizam atendimento domiciliar e vem sendo ofertado pelo Crefono 6, em parceria com o Corpo de Bombeiros mineiro e capixaba, desde 2022.