Como foi o Agosto Dourado no Crefono 6

Para marcar o Agosto Dourado, mês em que é celebrado e difundido o aleitamento materno e a amamentação, o Crefono 6 realizou, durante toda a 1ª semana de agosto, ações que promoveram e orientaram população e fonoaudiólogos sobre a atuação na área.

Nos dias 02 e 03 aconteceram em Vitória (ES) e em Belo Horizonte (MG), respectivamente, o evento “Amamentação e as competências do fonoaudiólogo”, ambos com conteúdo programático similar. Vitória contou com grande público, mantendo o auditório do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) lotado.

O evento de Belo Horizonte contou com a participação da professora Ana Lúcia Starling, coordenadora acadêmica do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) que fez o lançamento da cartilha Triagem Neonatal: O que fonoaudiólogos devem saber sobre o teste do pezinho. A cartilha foi organizada e desenvolvida por uma parceria do Crefono 6 com o Nupad e já pode ser baixada gratuitamente na seção cartilhas e manuais deste site.

Além dos eventos e da cartilha, no perfil do Crefono 6 no Instagram, os fonoaudiólogos receberam orientações das conselheiras Camila Ramos, Luciana Ulhôa e Camila Dantas sobre as dúvidas mais frequentes recebidas pelo setor de Orientação e Fiscalização em relação à atuação na amamentação. Os vídeos, no formato reels, podem ser replicados pelos profissionais. 

De acordo com Isabella Bicalho, presidente do Regional, esta ação marca o retorno dos eventos presenciais e dá continuidade a parcerias com órgãos importantes, como o Nupad e o HUCAM, para o fortalecimento das ações que visam a melhor assistência à população.

Teste do Pezinho ampliado e cartilha

A realização da cartilha veio ao encontro da sanção da Lei Federal nº14.154 de 2021 que amplia o programa de triagem neonatal para 50 doenças. Tal ampliação será realizada conforme prazos estipulados pela lei e legislações específicas estaduais.

O 9º Colegiado entendeu que tal material se fez necessário, uma vez que todas as doenças triadas pelo teste do pezinho, se confirmado diagnóstico, precisam de intervenção imediata e, muitas delas, apresentam comprometimentos que podem ser acompanhados pelo fonoaudiólogo.

Para a comissão de saúde do Crefono 6, que idealizou o projeto, ampliar o olhar e o conhecimento para assuntos não diretamente pautados nas discussões fonoaudiológicas – como doenças investigadas no programa de tiragem neonatal – é muito importante para o crescimento da Fonoaudiologia e também para a melhor qualidade do serviço prestado à população.