Ação de CSA do Crefono 6 é destaque em evento da OAB-DF

A ação do Crefono 6 que distribuiu cerca de 3.000 pranchas de comunicação suplementar e alternativa à rede SUS da 6ª Região em 2020 não para de ganhar espaço.

A convite da OAB-DF, a International Society of Alternative and Augmentative Communication – Capítulo Brasileiro (ISAAC-Brasil) foi convidada a participar de evento que discutiu a inclusão das pessoas com necessidades complexas de comunicação. Como membro da diretoria executiva da associação, a fonoaudióloga Janaina Maynard (CRFa 6-2801) – que integrou o 8º Colegiado do Crefono 6 e esteve à frente da ação de CSA do regional – apresentou a ação realizada pelo Crefono 6 em 2020 em parceria com a UFRGS, ISAAC-Brasil, SESMG e SESA.

A ação de CSA do Crefono 6 foi a maior do Brasil possibilitando, à época, a comunicação àqueles pacientes com COVID-19 atendidos pela rede SUS em ambos os estados da jurisdição.

Vale ressaltar também que a ação foi um importante marco na construção do eixo 5 (acessibilidade comunicacional) no documento norteador da Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e que será discutido na Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência neste ano.

O 9º Colegiado agradece a fonoaudióloga Janaina Maynard pela apresentação e pela representação neste importante evento que teve como público principal advogados da Comissão de Direito à Saúde da OAB- DF, além de profissionais da educação e da saúde.

Assista ao evento abaixo: