35º CONASEMS reúne gestores da saúde brasileira e conta com o Crefono 6

Da esquerda para a diretira, Raimundo Neto, Mauro Guimarães Junqueira
(presidente do CONASEMS) e Janaina Maynard

O Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) é um grande encontro que acontece anualmente e promove a aproximação e a troca de experiências entre diversas áreas da saúde pública brasileira. Neste ano, o evento aconteceu dos dias 2 a 5 julho no Ulysses Centro de Convenções em Brasília e contou com cerca de 5 mil pessoas.

Sempre marcando presença, o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia promoveu a participação da profissão e a fortaleceu junto às secretarias municipais em um espaço destino para sua divulgação e socialização com os diversos gestores públicos presentes.

O stand do Sistema de Conselhos contou com representantes de todos os Crefonos e do CFFa que levaram ações de suas regiões, dialogando com o público do evento, essencialmente gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, o Crefono 6 marcou presença representado pelo presidente Raimundo Neto e pela presidente da comissão de educação, Janaina Maynard.

Equipe do Sistema de Conselhos junto à equipe orgnizadora do CONSEMS.

No espaço destinado à Fonoaudiologia, os representantes do Crefono 6 apresentaram dois grandes projetos do Regional: as cartilhas Saúde Auditiva no Ambiente Escolar e Classificação Internacional de Funcionalidade (Guia Prático para Fonoaudiólogos da 6ª Região). A primeira delas, ganhou grande notoriedade na rede pública mineira, ao ser apresentada no último Fórum da Undime MG, que ocorreu no último mês de junho, e também ao ser implantada pela prefeitura municipal de Belo Horizonte.

Durante o evento, a conselheira Janaina Maynard, junto ao presidente Raimundo Neto, realizou uma live especial para o Todo Quinta é dia de Live, cobrindo as atividades do stand do Sistema de Conselhos e apresentando o congresso aos fonoaudiólogos.

De acordo com os conselheiros representantes, eventos como este valorizam e promovem a Fonoaudiologia em nível nacional, colocando-a em papel de destaque.