Fórum no Crefono 6 discute atuação na Educação Especial

No dia 08 de março foi realizado de maneira remota o 1º Fórum de Educação do 9º Colegiado. O evento, exclusivo para especialistas em Fonoaudiologia Educacional e atuantes na Educação Especial,  tratou de normativas e legislações que circundam a inclusão nas escolas e trata dos direitos dos alunos com deficiência.

O Fórum é de idealização do Conselho Federal de Fonoaudiologia que sugeriu a realização do evento setorizado, ou seja, ocorrendo um destes em cada Regional que compõe o Sistema de Conselhos.

Um das pautas de maior relevância tratas pelos presentes no Fórum da 6ª Região foi o acesso à educação pelas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As fonoaudiólogas presentes relataram a distância que há entre a saúde e a educação e como isso pode dificultar a evolução dessas crianças. Outro ponto abordado foi a o descumprimento por parte da escola da lei que garante, em sala de aula, um mediador para as crianças com deficiências, incluindo aquelas com TEA.

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), profissionais que atuam em escolas especiais devem ter formação especializada, porém, a legislação não prevê quais profissionais devem compor a equipe a qualificá-los. Diante disso, os convidados do Fórum sugeriram, de acordo com suas vivências e experiência no âmbito da educação especial, que tal formação seja realizada por equipe multidisciplinar composta pelos seguintes profissionais: Médico (pediatra, neuropediatra, oftalmologista, otorrinolaringologista, psiquiatra) Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Enfermeiro, Psicólogo, Psicopedagogo.

As sugestões levantadas no evento serão encaminhadas ao CFFa, onde será feita a análise e discussão juntamente com as demais demandas levantadas pelos outros oito Regionais que compõem o Sistema de Conselhos para que, posteriormente, tratativas e deliberações acerca do tema sejam encaminhados e apresentados a instancias superiores.