Fiscalização do CAV em Varginha Identifica Irregularidades em Serviços de Fonoaudiologia

Nos dias 19 e 20 de junho, o projeto Crefono Até Você (CAV) esteve em Varginha, no sul de Minas Gerais, para realizar uma série de visitas fiscalizatórias em serviços de fonoaudiologia. A ação resultou na identificação de várias irregularidades e na orientação para adequação às legislações vigentes.

As conselheiras Joana Penayo, vice-presidente, e Rafaela Gorza, diretora tesoureira, iniciaram as inspeções na Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais (FUVAE). Lá, encontraram apenas uma fonoaudióloga para atender a uma demanda significativa, com uma fila de espera de aproximadamente 300 pacientes. As conselheiras ressaltaram a necessidade de aumentar o quadro de profissionais. 

No Hospital Bom Pastor, a equipe do CAV constatou a ausência de fonoaudiólogos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em desacordo com a RDC 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e com a Resolução nº656 do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Além disso, o hospital, que é referência em oncologia e entrega de laringes eletrônicas, também recebeu orientações para corrigir essas inadequações.

As conselheiras do CAV também se reuniram com fonoaudiólogas do Programa de Saúde da Família para discutir suas demandas profissionais. Identificaram que Varginha conta com quatro fonoaudiólogos na atenção básica, uma na regulação e um no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I). No entanto, uma reunião previamente agendada com representantes da Secretaria Municipal de Saúde foi desmarcada, o que levará a um novo pedido de encontro para tratar das questões levantadas.

Durante a visita a serviços de saúde suplementar, como o Hospital Humanitas e o Núcleo de Assistência à Saúde da Unimed, foi observado que ambos têm apenas um fonoaudiólogo disponível. Ambos os locais informaram estar com vagas abertas para contratar mais profissionais, visando atender à demanda reprimida.

Oficina de Prontuário e Relatório

No dia 20 de junho, o CAV promoveu a Oficina de Prontuário e Relatório para os fonoaudiólogos locais. A atividade, que tem sido realizada em diversas cidades, contou com uma expressiva participação dos profissionais de Varginha, cumprindo o objetivo de orientar e capacitar os presentes.

Com estas ações, o Crefono 6 reforça seu compromisso com a fiscalização e a melhoria da qualidade dos serviços de fonoaudiologia na região.