Desafios e Realidades do Atendimento Fonoaudiológico em Uberaba
A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, recebeu a visita do Crefono Até Você e, as conselheiras Joana Penayo, vice-presidente, e Rafaela Gorza, presidente da comissão de Orientação e Fiscalização, observaram desafios significativos na prestação dos serviços fonoaudiológicos.
Na cidade, as conselheiras visitaram hospitais e outros serviços de saúde que oferecem atendimento fonoaudiológico e também ministraram a oficina de relatório e prontuário, acompanhando também o treinamento de suporte básico de vida.
APAE Uberaba: Estrutura e Desafios
A APAE de Uberaba conta com uma equipe de cinco fonoaudiólogas, cada uma com carga horária de 20 horas semanais. A instituição atende pacientes com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (TEA), enfrenta uma demanda reprimida expressiva.
Os atendimentos na APAE abrangem desde recém-nascidos com atrasos no desenvolvimento até adultos com necessidades diversas. A instituição funciona como clínica escola e oferece assistência social. A equipe multidisciplinar, composta por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais, realiza avaliações para direcionamento adequado dos casos.
Na instituição, observou-se uma demanda excessiva com fila de espera de cerca de 300 pessoas, indicando a necessidade de aumento na oferta de atendimento fonoaudiológico. Na APAE, a comitiva do Crefono 6 também observou o tempo de atendimento inadequado conforme os Parâmetros Assistenciais da profissão e, diante do fato, as condutas fiscalizatórias serão adotadas pelo órgão.
CER Uberaba: Fila de Espera e Recursos Limitados
No Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Uberaba, a equipe de Fonoaudiologia é composta por cinco profissionais e, assim como outros serviços já visitados em diversas cidades pelo Crefono Até Você, possui uma grande fila de espera. No CER Uberaba, essa fila possui cerca de 250 pessoas entre recém-nascidos e pacientes idosos.
Os atendimentos possuem duração que atendem aos preceitos dos Parâmetros Assistenciais, porém, a falta de recursos, como computadores e materiais terapêuticos adequados para o andamento fluido dos atendimento, acaba por dificultar dificultá-los.
CREI e a Realidade da Educação Inclusiva
Outro serviço visitado pelo Crefono 6 foi o Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI). Com uma fila de espera também expressiva, as fonoaudiólogas do serviço, lotadas na área de educação, enfrentam desafios diários para encaminhar os casos necessários. O CREI atende exclusivamente crianças da rede municipal de educação, oferecendo orientações aos professores e suporte nas escolas.
Hospital Universitário Mário Palmério
No Hospital Universitário Mário Palmério, há apenas uma fonoaudióloga que enfrenta uma carga de trabalho extenuante. Alterações no quadro de funcionários e mudanças no atendimento do hospital, a fonoaudióloga possui uma carga horário de 36 horas para o cumprimento de toda a demanda fonoaudiólogica.
O hospital, que dispõe de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto com 20 leitos e uma UTI neonatal/pediátrica com 10 leitos, além de uma unidade de cuidados intensivos, possui duas vagas abertas para fonoaudiólogos, mas não conseguiu preenchê-las até o fechamento desta matéria.
Assim como em outras cidades visitas pelo CAV, fica evidente a necessidade de um maior investimento não apenas no que se refere à contratação de fonoaudiólogos para atender demandas reprimidas, mas também em melhores equipamentos materiais necessários ao atendimento fonoaudiólogico de qualidade à população. As medidas fiscalizatórias e/ou de orientação serão adotadas aos locais visitados.
Oficina de Prontuário e Treinamento de Suporte Básico de Vida
Os fonoaudiólogos de Uberaba tiveram a possibilidade de participarem do Treinamento de Suporte Básico de Vida, realizado pelo Corpo de Bombeiros local, e da Oficina de Prontuário e Relatório, realizada pela comissão de Orientação e Fiscalização do Crefono 6. Ambos eventos têm como objetivo orientar os inscritos no Crefono 6 acerca das legislações vigentes, o que impacta positivamente na qualidade do serviço prestado à população.