Crefono 6 integra projeto de acessibilidade e inclusão do Ministério Público de MG

Evento solene ocorrido na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Estada de Minas Gerais na tarde desta quarta-feira (13) lançou oficialmente o aMPliar, projeto de acessibilidade e inlcusão idealizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência sob coordenação da promotora de justiça Dra. Vânia Doro.

Estiveram presentes, representantes de órgãos públicos estaduais e da prefeitura de Belo Horizonte, além de conselhos de classe, como o Crefono 6, e órgãos consultivos da sociedade civil, como o Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais (Conped MG), do qual o Crefono 6 participa ativamente representado pela fonoaudióloga designada Janaina Maynard (CRFa 6-2801). Conforme relatado pela promotora de justiça Dra Vânia Doro, foi em uma reunião do Conped MG que, após apresentação de Janaina sobre o trabalho desenvolvido pelo Crefono 6 com as pranchas de comunicação suplementar e alternativa nos hospitais da rede SUS do estado de Minas Gerais durante a pandemia de Covid-19 que a ideia do aMPliar surgiu.

O projeto visa ampliar a acessibilidade e a inclusão nos municípios de Minas Gerais por meio de ações construídas em conjunto com o grupo que compôs o evento de hoje. O trabalho tem como modelo outras ações já realizadas anteriormente pelo Ministério Público de Minas Gerais.

Crefono 6 a favor do projeto

Como convidado a compor o grupo técnico à frente do projeto aMPliar, o Crefono 6 esteve no evento representado por sua presidente Isabella Bicalho que, em discurso, pontuou o trabalho realizado pelo órgão com a distribuição das pranchas de comunicação suplementar e alternativa e exemplificou o trabalho da Fonoaudiologia junto às pessoas com deficiência, em especial àquelas com necessidades complexas de comunicação.

A presidente formalizou o compromisso do Crefono 6 em trabalhar a fim de incentivar e colaborar com a acessibilidade e a inclusão dessas pessoas e colou o órgão à disposição do Ministério Público para este trabalho.

Participaram ainda do evento, representando o Regional, a diretora secretária Thaís Moura, a presidente da comissão de educação Flaviana Gomes e a fonoaudióloga designada Janaina Maynard.