Crefono 6 envia ofício ao secretário de saúde de Belo Horizonte pedindo a vacinação dos fonoaudiólogos

Diante dos muitos contatos feitos por fonoaudiólogos, e acolhidos pelo setor de Orientação e Fiscalização, em razão de informações desencontradas quanto à vacinação dos profissionais da saúde em Belo Horizonte (MG), o Crefono 6 fez contato com a Secretaria Municipal de Saúde a fim de esclarecer os pontos.

De acordo com orientação da Secretaria, o Plano Nacional de Imunização está em vigor na capital mineira, garantindo a imunização daqueles grupos preconizados no documento conforme disponibilidade das doses do imunizante. Ainda segundo informações da Secretaria, caso algum profissional que esteja contemplado na fase do PNI e tenha a vacina negada ou outras situações que infrinjam o plano, o profissional deve denunciar o fato à ouvidoria da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte disponível no site da PBH (www.prefeitura.pbh.gov.br).

A fim de esclarecer que os fonoaudiólogos estão expostos diretamente às secreções dos pacientes, podendo inclusive se tornarem potenciais vetores de transmissão da Covid-19, o Crefono 6 enviou um ofício de sensibilização quanto às situações relatadas pelos profissionais da 6ª Região endereçado à Secretaria Municipal de Saúde.

Embora as decisões legais quanto à vacinação fiquem a cargo do Ministério da Saúde e de seus órgãos de saúde de instâncias inferiores, o Crefono 6 espera com este ofício sensibilizar e esclarecer quanto à situação dos fonoaudiólogos que se expõem diariamente ao risco de contaminação e de proliferação do vírus.