Crefono 6 combate fraude e reforça importância da legalidade na Fonoaudiologia

No dia 30 de abril, o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região (Crefono 6) foi alvo de uma tentativa de registro com documentação falsa. O setor de registro da autarquia federal identificou a falsificação do diploma e imediatamente notificou a diretoria sobre o ocorrido.

A documentação referente à requisição de registro junto ao Crefono 6 passa por uma criteriosa análise pelo setor de registros. Assim, o diploma falso foi prontamente identificado e medidas necessárias foram adotadas. O Crefono 6 registrou um boletim de ocorrência junto à Polícia Federal, dado que a tentativa de fraude envolveu uma autarquia federal.

O cidadão Fernando Joaquim de Almeida foi identificado como responsável pela infração, violando os artigos 297 e 298 do Código Penal Brasileiro, que tratam da falsificação e alteração de documentos. Após a constatação de termos, ortografia e imagem manipulada no diploma enviado, o Crefono 6 verificou sua veracidade junto à instituição de ensino superior que supostamente teria emitido o documento. A instituição confirmou que o curso de Bacharelado em Fonoaudiologia não faz parte de sua grade curricular.

Aumento de Casos de Fraude: Alerta do Crefono 6

Em 1º de março, outra ocorrência chamou a atenção do Crefono 6. Uma cidadã foi detida em Extrema, no sul de Minas Gerais, por exercício ilegal da Fonoaudiologia. Sara Rodrigues foi reincidente no crime, tendo se passado por fonoaudióloga também na jurisdição dos Crefonos  2 e 4.

Diante do aumento no número de casos de diplomas falsos e de pessoas atuando ilegalmente como profissionais registrados, o Crefono 6 salienta a importância de fonoaudiólogos portarem seu cartão de identidade profissional.

O Crefono 6 reafirma seu compromisso com a legalidade da Fonoaudiologia em sua jurisdição, garantindo a segurança e a saúde da população.