Crefono 6 assina termo de cooperação com PBH para acessibilidade em parques

Em abril deste ano, parte da diretoria do Crefono 6 se reuniu com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) para levar uma proposta que visa tornar os parques da capital mineira acessiveis às pessoas com necessidadades complexas de comunicação. Após alguns meses de análise e discussão, o acordo foi fechado e o Crefono 6 assinou com a PBH um termo de cooperação que coloca em prática a proposta apresentada.

Neste trabalho conjunto em prol da população, em especial das crianças, o Crefono 6 fica responsável por adaptar pranchas de Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) conforme a necessidade de cada espaço público em grandes placas e a PBH fica responsável pela produção e disstribuição dessas placas nos parques da capital mineira.

Para o 9º Colegiado do Crefono 6, esta ação é um grande marco para a acessibilidade comunicacional na capital mineira e, assim como a ação de CSA realizada pelo órgão em parceria com as secretarias de estado de saúde durante a pandemia de Covid-19, que distribiu a todos os hospitais da rede SUS referências em atendimento da doença nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo em 2020,pranchas de CSA paar que a comunicação pudesse ser ampliada entre paciente e equipe, é objetivo do 9º Colegiado expandir esta ação firmada em Belo Horizonte para outras cidades da jurisdição, a fim de proporcionar a todas as crianças a possibilidade de se comunicarem durante o momento de lazer.

O projeto ainda não tem cronograma de implantação definido, mas o primeiro passo foi dado com a publicação do termo de cooperação entre Crefono 6 e PBH no Diário Oficial do Município nessa última quinta-feira, 10 de agosto de 2023. É stimado que a distribuição das placas se inicie até o final deste ano.