Crefono 6 apresenta a PBH projeto de acessibilidade comunicacional em parques da capital mineira

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte recebeu o Crefono 6 nesta quarta-feira (19) para apresentação de projeto que visa aprimorar a inclusão de parques da capital mineira, levando comunicação suplementar e alternativa para esses espaços.

O projeto inicial é de autoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que foi parceira do Crefono 6 na ação de distribuição das pranchas de comunicação suplementar e alternativa nos hospitais da rede SUS nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo durante a pandemia de Covid-19 em 2020. Desta vez, o projeto consiste em disponibilizar a comunicação suplementar e alternativa por meio de grande placas nos parques e praças para potencializar a inclusão de crianças, que necessitam da tecnologia para se comunicar, nos espaços que são públicos.

Em reunião, com a presença da presidente e da vice-presidente do Crefono 6, Isabella Bicalho e Joana Penayo, respectivamente, estiveram também representando o Regional, a fonoaudióloga designada Janaina Maynard, como parte técnica do projeto e a assessora de comunicação Isadora Dantas. Por parte da PBH, o Crefono 6 foi recebido pelo presidente da FPMZB e pelo diretor de Parques e Cevea’s, Sérgio Augusto Domingues e Benito Drummond, respectivamente. A reunião também contou com presença da gerente de Uso Público e Eventos, Gisele Mafra.

A fonoaudióloga designada Janaina Maynard apresentou o histórico da comunicação suplementar e alternativa, bem como a logística e resultados da ação de distribuição das pranchas durante a pandemia de Covid-19  em 2020, bem como o projeto para a acessibilidade comunicacional dos parques e praças que consiste na fixação de placas com os pictogramas personalizados conforme o ambiente e com o objetivo de tornar os espaços de convivência acessíveis às crianças com necessidades complexas de comunicação.

O projeto foi muito bem recebido pela FPMZB que, segundo o presidente Sérgio Augusto, vê também outras possibilidades de distribuição das placas, como em escolas da rede municipal e praças, por exemplo. Como resultado do primeiro encontro, ficou determinado que Crefono 6 e PBH assinarão um termo de cooperação que consiste na formalização da parceria entre os órgãos para que os estudos de viabilidade e realização da ação sejam iniciados o quanto antes.

De acordo com Joana Penayo, vice-presidente e presidente da comissão de saúde, o encontro proporcionou um encaminhamentos importantes. Jamais o órgão firmou um compromisso oficial de parceria com a PBH ou com outro órgão similar e esta formalização possibilitará não apenas a conclusão desse projeto, mas também abrir portas para outros futuros.