Como foi o Crefono Até Você em Vitória

O Crefono Até Você, projeto que visa aproximar o órgão dos profissionais e das entidades afins à Fonoaudiologia nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, ganha sua segunda edição na capital capixaba, Vitória.

O segundo encontro teve como objetivo dar sequência às ações iniciadas em maio desse ano no estado e atender às demandas dos fonoaudiólogos inscritos no que se refere à autonomia profissional.

Participaram das ações, as diretoras Rafaela Gorza e Joana Penayo, diretora tesoureira e vice-presidente, respectivamente, e os conselheiros representantes do Espírito Santo, Raí Santiago, Paula Pacheco, Tamiris Akbart e Carolina Anhoque.

O primeiro encontro foi com os estudantes de Fonoaudiologia da Universidade Vila Velha que receberam os conselheiros para uma palestra que englobou orientações acerca do trabalho do Conselho, como e por que se inscrever é necessário, além de ética profissional e outras normativas. Acadêmicos de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Espírito Santo também receberam as palestras orientativas do Crefono 6.

Como parte das demandas dos profissionais inscritos, uma reunião com a Unimed-ES foi realizada diante das denúncias de autonomia profissional ferida quanto à indicação de abordagens terapêuticas para o acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com Rafaela Gorza, também presidente da comissão de orientação e fiscalização, o papel do Crefono 6 nesta reunião foi de orientar e apresentar aos representantes da Unimed que a conduta fonoaudiológica é de autonomia do profissional de Fonoaudiologia e que qualquer prescrição por parte de outro profissional, quanto a esta conduta, fere o código de ética e a Lei 6.965/81 e cabe providências legais quanto a isso.

Ainda de acordo com a conselheira, a reunião se fez produtiva e positiva, ficando acordado novos encontros para estabelecer orientações aos profissionais que compõem o quadro do plano de saúde e que atuam no atendimento a pessoas com TEA. Além dessa tratativa, outras demandas de fonoaudiólogos prestadores de serviço do plano de saúde foram tratadas.

Outro importante encontro dos representantes do Crefono 6 ocorreu com o setor de fiscalização e orientação do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-Es). Participaram desta reunião, as conselheiras Rafaela Gorza, Joana Penayo e Paula Pacheco, por parte do crefono 6 e do Coren-ES, a presidente Sandra Cavati Ribeiro Santos, o diretor Douglas Lírio e a assessora de fiscalização Tatiana Passos. Dentre os assuntos da reunião foi abordado a interface de atuação de ambas as profissões e os limites legais de cada uma, bem como as leis do exercício da Fonoaudiologia e da Enfermagem.

Proposições para fluxos de envio e averiguação de denúncias entre os órgãos foi discutido, estabelecendo assim uma parceria de fiscalização positiva e eficiente. “Nosso conselho, historicamente, sempre foi muito bem recebido pelo Coren-ES e temos certeza que mais uma vez conseguiremos realizar atuações conjuntas que beneficiam a segurança no atendimento fononoaudiológico e de enfermagem à população”, pontua a conselheira Joana Penayo.

Fechando a 2ª Edição do Crefono Até Você no ES, os conselheiros receberam fonoaudiólogos que atuam com TEA e em atendimentos domiciliares para reuniões distintas em que as legislações que permeiam cada área foram apresentadas e discutidas, possibilitando assim uma orientação que respaldas as boas práticas no atendimento e que beneficia tanto o fonoaudiólogo quanto a população.

O Crefono Até Você visitará cidades de Minas Gerais ainda este ano. Em breve datas e locais serão divulgados.