História

No Brasil, a Fonoaudiologia data de meados da década de 30, quando profissionais da educação e médicos começam a se preocupar com as dificuldades de linguagem e de fala apresentadas pelas crianças em idade escolar.

A partir da década de 60, inicia-se o ensino da Fonoaudiologia com a criação dos cursos da Universidade de São Paulo (1961), vinculado à Clínica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1962), ligado ao Instituto de Psicologia. Ambos estavam voltados à graduação de tecnólogos em Fonoaudiologia.

Em 1977, o primeiro curso de Fonoaudiologia na modalidade bacharelado tem seu funcionamento autorizado e assim se inicia na Universidade de São Paulo (USP) o primeiro curso de Fonoaudiologia – como é nos dias de hoje – do Brasil.

Após a conclusão da primeira turma de bachareis em Fonoaudiologia, em 09 de dezembro de 1981 é sancionada a Lei Federal Nº 6.965 que regulamento o exercício de fonoaudiólogo em todo o território brasileiro e institui os Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, tendo estes como função legislar e fiscalizar, respectivamente, o exercício da Fonoaudiologia.

Com a sanção da lei, fica determinado que para o livre exercício profissional é necessário que o bacharel em Fonoaudiologia, à conclusão da graduação, inscreva-se no Conselho Regional de Fonoaudiologia referente à jurisdição de sua atuação. Tornando aquele que atua sem registro mesmo que graduado, ilegal.

As atividades do Conselho Federal de Fonoaudiologia tiveram início em 1983. Em 15/09/84, pela Resolução CFFa n° 010/84, foi aprovado o primeiro Código de Ética da profissão, que elencava os direitos, deveres e responsabilidades do Fonoaudiólogo, inerentes às diversas relações estabelecidas em função de sua atividade profissional.

O crescimento da profissão, a ampliação do mercado de trabalho do fonoaudiólogo e uma maior conscientização da categoria têm levado os Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia à revisões constantes de toda a sua legislação.